Eu sempre gostei muito de Corsets, acho um charme usá-los sobre camisas dando um toque especial no look, porém, além de ser uma peça bonita, eles também podem ser usados para afinar a cintura, melhorar a postura e levantar os seios, parece um milagre não é? Tudo o que nós mulheres queremos.
Tenho muitos problemas com postura e também aquele famoso probleminha daquela barriguinha encomodativa, e de momento, estou pensando sériamente em me tornar adepta ao uso de um belo corset pra valer, por isso mesmo é que dei uma pesquisada.
O nome mais famoso (eu acredito) quando se fala em corsets é Madame Sher, aliás, quando digitamos corset no campo de busca do Google, de imediato temos o site dela no topo. Eles são muito lindos, e ela entende tudo sobre o assunto, recomento do site http://www.madamesher.com/pt/.
Bom, vamos conhecer um pouquinho da história do espartilho...
O corset surgiu há muito tempo atrás, no século XVI como um artifício usado para enfatizar as formas curvilíneas, algumas mulheres os repudiavam pois achavam que eram símbolo da opressão e submissão. Já em algumas épocas “negras da história” o corset também foi usado para esconder as curvas, cobriam desde o busto até o quadril que era comprimido com a finalidade de não despertar a lascívia, abominada pela igreja.
O tempo passou. Napoleão descreveu o corset como “o assassino da raça humana”, veio a primeira guerra mundial, e o uso corsets começou a declinar. Mas a peça modeladora continuou a ser usada, também por homens, supostamente por razões de saúde, tais como sustentação da coluna, e para se obter uma postura correta. John F. Kennedy, ex-presidente norte-americano, usava um corset masculino liso, para melhorar a sua postura.
Nos anos 90, com o fetichismo em moda, alguns grandes estilistas como Gianni Versace e Jean-Paul Gaultier lançaram espartilhos futuristas e que deviam ser usados, não como roupa de baixo, mas por fora, para serem mostrados.
Hoje o número de adeptas do tight lacing vem aumentando e existe até uma comunidade do Orkut com mais de 3mil participantes.
Atenção com a postura e a saúde
Existem cuidados que devem ser seguidos para evitar danos à saúde. A pressão causada pelo corset pode mudar os órgãos de lugar, afetar a circulação, modificar a dinâmica da respiração, entre outros. Portanto recomenda-se o uso que o uso seja acompanhado por um médico ortopedista, além de não ser usado em fase de crescimento (adolescentes) e que seja feito sob medida, é recomendado também o fortalecimento abdominal e lombar com exercícios físicos.
Tipos de Corsets
UNDERBUST São corsets abaixo do busto, devem ser usados com blusas por baixo, o que garante uma maior diversidade de combinações e variações de uso da peça. Podem ser usados por cima ou por baixo da roupa, tudo depende da finalidade de seu corset.
OVERBUST São corsets inteiriços, podem ou não ser usados com segunda pele por baixo. Geralmente, menos versáteis do que os underbusts.
TIGHT LACING - MIDBUST Corsets especiais para o treino de redução de cintura, em tecidos leves e com detalhes mais discretos que não comprometem o uso e a versatilidade do corset.
WAIST CINCHER São bem menores do que os underbusts e seu trato é somente na região da cintura, não cobrindo o tórax e a bacia. Também podem ser usados por cima ou por baixo da roupa, tudo depende da finalidade de seu corset.
Em um próximo post, com um pouco mais de tempo postarei fotos de cada tipo de corset...enquanto isso, o site da Madame Sher indicado acima é um colírio para os olhos...apesar de ser um susto para o bolso...rsssss
Nenhum comentário:
Postar um comentário