Eu sempre gostei muito de Corsets, acho um charme usá-los sobre camisas dando um toque especial no look, porém, além de ser uma peça bonita, eles também podem ser usados para afinar a cintura, melhorar a postura e levantar os seios, parece um milagre não é? Tudo o que nós mulheres queremos.
Tenho muitos problemas com postura e também aquele famoso probleminha daquela barriguinha encomodativa, e de momento, estou pensando sériamente em me tornar adepta ao uso de um belo corset pra valer, por isso mesmo é que dei uma pesquisada.
O nome mais famoso (eu acredito) quando se fala em corsets é Madame Sher, aliás, quando digitamos corset no campo de busca do Google, de imediato temos o site dela no topo. Eles são muito lindos, e ela entende tudo sobre o assunto, recomento do site http://www.madamesher.com/pt/.
Bom, vamos conhecer um pouquinho da história do espartilho...
O corset surgiu há muito tempo atrás, no século XVI como um artifício usado para enfatizar as formas curvilíneas, algumas mulheres os repudiavam pois achavam que eram símbolo da opressão e submissão. Já em algumas épocas “negras da história” o corset também foi usado para esconder as curvas, cobriam desde o busto até o quadril que era comprimido com a finalidade de não despertar a lascívia, abominada pela igreja.
O tempo passou. Napoleão descreveu o corset como “o assassino da raça humana”, veio a primeira guerra mundial, e o uso corsets começou a declinar. Mas a peça modeladora continuou a ser usada, também por homens, supostamente por razões de saúde, tais como sustentação da coluna, e para se obter uma postura correta. John F. Kennedy, ex-presidente norte-americano, usava um corset masculino liso, para melhorar a sua postura.
Nos anos 90, com o fetichismo em moda, alguns grandes estilistas como Gianni Versace e Jean-Paul Gaultier lançaram espartilhos futuristas e que deviam ser usados, não como roupa de baixo, mas por fora, para serem mostrados.
Hoje o número de adeptas do tight lacing vem aumentando e existe até uma comunidade do Orkut com mais de 3mil participantes.
Atenção com a postura e a saúde
Existem cuidados que devem ser seguidos para evitar danos à saúde. A pressão causada pelo corset pode mudar os órgãos de lugar, afetar a circulação, modificar a dinâmica da respiração, entre outros. Portanto recomenda-se o uso que o uso seja acompanhado por um médico ortopedista, além de não ser usado em fase de crescimento (adolescentes) e que seja feito sob medida, é recomendado também o fortalecimento abdominal e lombar com exercícios físicos.
Tipos de Corsets
UNDERBUST São corsets abaixo do busto, devem ser usados com blusas por baixo, o que garante uma maior diversidade de combinações e variações de uso da peça. Podem ser usados por cima ou por baixo da roupa, tudo depende da finalidade de seu corset.
OVERBUST São corsets inteiriços, podem ou não ser usados com segunda pele por baixo. Geralmente, menos versáteis do que os underbusts.
TIGHT LACING - MIDBUST Corsets especiais para o treino de redução de cintura, em tecidos leves e com detalhes mais discretos que não comprometem o uso e a versatilidade do corset.
WAIST CINCHER São bem menores do que os underbusts e seu trato é somente na região da cintura, não cobrindo o tórax e a bacia. Também podem ser usados por cima ou por baixo da roupa, tudo depende da finalidade de seu corset.
Em um próximo post, com um pouco mais de tempo postarei fotos de cada tipo de corset...enquanto isso, o site da Madame Sher indicado acima é um colírio para os olhos...apesar de ser um susto para o bolso...rsssss
quarta-feira, 13 de abril de 2011
terça-feira, 5 de abril de 2011
Algumas palavras que expressam verdade...
Tenho uma leve impressão de que as pessoas não conhecem mais o significado da palavra "gratidão"...
Vejo o mundo passando diante de meus olhos e, infelizmente, não tenho mais esperança de que as coisas voltem ao seu devido lugar, e de certa forma eu entendo o porquê de tanta frieza, de tanta impessoalidade. Nos machucamos tanto, nos decepcionamos de tal maneira com as pessoas, que perdemos completamente o que temos de bom dentro de nossos corações, e da mesma forma que somos usados pelas pessoas que não sabem o que significa amizade, compreenção e amor, passamos um dia a fazer o mesmo com quem já nos foi tão "útil".
Desta forma, o mundo se torna cada vez mais frio e calculista, pessoas pisam nas outras por acreditarem que são melhores do que elas, humilham, e matam além de seus sonhos toda e qualquer crença no ser humano e em sua capacidade de ser "bom".
Eu gostaria muito que um dia, houvesse uma "prestação de contas" e que o auditor além de justo entendesse o que passa no coração de quem sofre por não ser "alguém".
S.A.N
Vejo o mundo passando diante de meus olhos e, infelizmente, não tenho mais esperança de que as coisas voltem ao seu devido lugar, e de certa forma eu entendo o porquê de tanta frieza, de tanta impessoalidade. Nos machucamos tanto, nos decepcionamos de tal maneira com as pessoas, que perdemos completamente o que temos de bom dentro de nossos corações, e da mesma forma que somos usados pelas pessoas que não sabem o que significa amizade, compreenção e amor, passamos um dia a fazer o mesmo com quem já nos foi tão "útil".
Desta forma, o mundo se torna cada vez mais frio e calculista, pessoas pisam nas outras por acreditarem que são melhores do que elas, humilham, e matam além de seus sonhos toda e qualquer crença no ser humano e em sua capacidade de ser "bom".
Eu gostaria muito que um dia, houvesse uma "prestação de contas" e que o auditor além de justo entendesse o que passa no coração de quem sofre por não ser "alguém".
S.A.N
domingo, 3 de abril de 2011
Para nós mulheres....rsss
Má postura causa celulite
Mulheres francesas são magras. Isso é fato. Esbeltas, elegantes, charmosas, elas tem o corpo enxuto, livre de gorduras localizadas e celulite. Não é a toa que a técnica da Podoposturologia nasceu nesse país. Isso porque ela simplesmente corrige os maus hábitos corporais, não deixando que nenhuma gordura localizada se instale. Exibir um corpo bonito e em forma é sinônimo de saúde e não só de estética. Muita gente faz de tudo em busca da silhueta perfeita e, muitas vezes, acaba ingerindo fórmulas e componentes prejudiciais à saúde.O que as pessoas não sabem é que um dos fatores que as ajudam a ter o corpo desejado é fazer uma mudança corporal, a partir de alterações nas atividades do dia a dia. Isso pode ser difícil a princípio, mas logo se transforma em rotina. A boa forma depende do seu estilo de vida. Além disso, a boa postura corporal é mais do que algo para melhorar a aparência. Sem ela, a saúde pode ser seriamente comprometida.
Além de dor nas costas, a má postura causa a temida e famosa gordura localizada e também a horrível celulite. Quando uma pessoa tem algum tipo de desvio na coluna, como o desalinhamento, o espaço entre as vértebras é comprimido, o que pode dificultar a circulação do sangue na região, conhecido como hiperlordose.
Como conseqüência, a circulação sangüínea na região abdominal e no quadril fica comprometida, propiciando a retenção de líquidos, a localização de gordura na região e o aparecimento de celulite, além do enfraquecimento da musculatura abdominal, projetando a barriga para frente. Normalmente, quem possui hiperlordose tende a ter hipercifose, e como conseqüência, ocorre um acúmulo de gordura na parte superior das costas, bem abaixo do pescoço, deixando a pessoa corcunda.
Se você quer se manter longe dessas gordurinhas indesejáveis e da celulite, basta realizar uma avaliação criteriosa e personalizada com um fisioterapeuta, que poderá propor um tratamento individual e específico, com o objetivo de acabar com a dor, mas também proporcionar um melhor equilíbrio e harmonia corporal como forma de prevenção. Quanto mais cedo corrigirmos as posturas inadequadas, melhores serão os resultados obtidos.
Alterações posturais ainda na infância predispõem problemas na vida adulta, como o transporte de carga excessiva de material escolar em mochilas. Em adultos, a má postura está relacionada a quedas, acidentes, obesidade e problemas congênitos (escolioses). Na mulher, os desconfortos na coluna são mais acentuados no período da gestação e menopausa. Na velhice, as quedas, a artrose e a osteoporose (redução da massa óssea) são as principais causas.
E, principalmente, as atividades de vida diárias (AVDs) podem estar associadas à má postura, como a maneira de se sentar, de se deitar e dormir em colchões inadequados ao peso corpóreo, de carregar peso, dirigir um automóvel, a prática de atividade física inadequada, entre outros.
Para ajudar a solucionar tais problemas, surgiu a Podoposturologia, uma técnica francesa da área da fisioterapia que tem como objetivo reeducar e realinhar a estrutura do corpo através de exames especializados que geram a prescrição de palmilhas proprioceptivas, que podem ser usadas tanto na prevenção como na cura dos problemas. A técnica corrige vícios posturais decorrentes dos desequilíbrios que comprometem a saúde tanto de atletas quanto de pessoas sedentárias.
As palmilhas são confeccionadas em EVA, borracha feita da mistura de etil, vinil e acetato, material usado em calçados esportivos de última geração e que propicia sensação de conforto e bem estar, esses materiais são importadas da França. “Na maioria dos casos, o uso das palmilhas é periódico. Há problemas que são solucionados entre 45 dias a seis meses, outros em um, dois ou três anos. Em apenas cerca de 30% dos casos, o uso de palmilhas é necessário de forma continuada”, declara Dr. Mauro Pedroni Junior, fisioterapeuta e diretor da FisioClínica Londrina, no Paraná . “Após a reorganização postural, o paciente deve estabelecer uma rotina no seu dia a dia, percebendo e reeducando seus hábitos posturais nas atividades diárias”, complementa o Dr. Vidigal Afonso Gasparini, fisioterapeuta responsável pela Corpo Equilíbrio Fisioterapia, clínica localizada na capital de São Paulo.
Os Fisioterapeutas
Dr. Mauro Pedroni Junior – Fisioterapeuta Graduado pela Universidade de Marília com especialização na França em Podoposturologia. Formação em Osteopatia, Osteoetiopatia, Mulligan, Cadeias Musculares, Cyriax, Mobilização Neural, Reorganização Tônica e Fásica da Postura e Crochetagem Mioaponeurótica. Com experiência internacional estagiou na França, Bélgica e Holanda, é Professor da Pós-Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Traumática da Universidade Evangélica de Curitiba-PR; Universidade Salesianas de Lins-SP; Universidade Norte do Paraná (Unopar). UEL Universidade Estadual de Londrina. Hoje mora em Londrina, onde é Professor do Curso de Especialistas em Fisioterapia Osteopática,ATMS Academia de Terapia Manual e Esportiva. Professor do curso de Podoposturologia no Brasil ,Portugal e Argentina.
Dr. Vidigal Afonso Gasparini - Fisioterapeuta. Graduado pela Universidade de Marília. Formação em Cadeias Muscular método Leopold Busquet (França), Osteopatia Clínica ATMS (Bélgica), Podoposturologia, Reeducação Postural Global Método Australiano, Pilates Solo e Aparelhos, Maitalnd, Mulligan, Movimento Combinado, Mobilização Neural, Therapy Taping, Kabat, Reequilíbrio Somato Emocional. Foi Professor de Graduação e Pós Graduação em Fisioterapia por 10 anos, organizador do Curso de Podoposturologia em São Paulo.
Fonte: www.fisioclinicalondrina.com.br e
Assinar:
Postagens (Atom)