sexta-feira, 11 de março de 2011

A saúde das nossas tão amadas unhas...

Da mesma maneira que você mostra sua personalidade, seu estado de espírito e dita tendências da moda através das suas unhas esmaltadas, você também deve olhar para as suas próprias unhas e saber o que elas querem lhe mostrar – sim, as suas unhas são o espelho do seu organismo e elas mostram o que você é e como está. Portanto, tudo agora está apenas em suas mãos, literalmente.


Nossas unhas são compostas de queratina, um tipo de proteína sintetizada que serve para formar diversas estruturas do corpo. Embora fortes, as unhas dever ser flexíveis, brilhantes e lisas, sem irregularidades na lâmina (o local onde se passa o esmalte). Traumas na cutícula e na matriz da unha fazem com que elas cresçam tortas e irregulares.

As unhas das mãos, a cada dez dias, crescem cerca de 1mm, 3 vezes mais rápido do que as unhas dos pés.

Uma unha saudável deve aliar o uso de produtos específicos, cuidados diários e, especialmente, uma ingestão suficiente de proteínas, vitamina A e complexo B e sais minerais como zinco, iodo, ferro e cálcio. Uma má alimentação e a escassez dos nutrientes citados resultam em unhas que se tornam fracas, se quebram com maior facilidade e frequência, descamam, apresentam manchas e se tornam irregulares, além do que, ficam mais suscetíveis a doenças e ao ataque de fungos.

Problemas mais comuns nas unhas


Unhas pálidas, sem cor   -  Anemia, deficiência de ferro

Unhas ressecadas que quebram com facilidade e descamam   -  Falta de vitamina A, proteínas e cálcio

Unhas que não crescem   -  Deficiência de vitamina A e zinco, ou uso de certos medicamentos

Unhas muito finas e quebradiças   -  Falta de proteína

Unhas com linhas horizontais e frágeis   -  Falta de vitaminas do complexo B, principalmente a biotina e enxofre. Pode também ser por conta de algum desequilíbrio hormonal

Unhas com linhas verticais e frágeis   -  Deficiência de ferro ou anemia

Unhas com pontos brancos   -  Pode ser por deficiência de zinco ou por trauma na base ou leito da unha.

Unhas com manchas escuras e avermelhadas  -  Pode ser trauma ou sinal de câncer de pele – procure um médico urgentemente

Unhas com manchas amareladas   -  Problema respiratório como bronquite ou infecção por fungos e bactérias

Unhas que soltam do leito   -  Psoríase ou intoxicação por medicamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário